Em um movimento estratégico que reafirma seu compromisso com a internacionalização e o desenvolvimento do turismo, o Governo de Santa Catarina anuncia uma parceria inédita que colocará o estado no centro das atenções globais. Pela primeira vez na história, Santa Catarina será cenário de uma novela internacional, uma produção portuguesa da emissora TVI, que promete levar as belezas, a cultura e a gastronomia catarinense para mais de 90 países na Europa e outros continentes.
É mais uma oportunidade de mostrar pro mundo o que é esse estado. Nossas paisagens, nossa cultura, as belezas da natureza. Nós fomos abençoados. Nosso trabalho tem que ser incentivar, sempre ter esse olhar atento do Governo do Estado. Assim criamos todas condições para que possam prosperar, atrair o olhar do mundo pra o que Santa Catarina tem de melhor. Foi o que fizemos ao criar uma secretaria de Estado pra cuidar desse potencial gigante que é o nosso turismo, e o resultado tem aparecido nos recordes como o aumento de visitantes estrangeiros, disse o governador Jorginho Mello.
Vitrine Global para Santa Catarina
O projeto já foi adquirido por 92 países e seus quase 200 capítulos também serão veiculados em um serviço de streaming, garantindo uma exposição sem precedentes para o estado. Serão, no mínimo, 10 meses de visibilidade internacional contínua para Santa Catarina, que, em setembro completará um ano de ligação com o continente europeu através do voo direto de Florianópolis para Lisboa com a TAP.
Impacto no Turismo Qualificado e Conectividade Global
Um dos maiores benefícios esperados desta iniciativa é o aumento do chamado turismo qualificado. Com foco em visitantes que valorizam experiências de alta qualidade e o bem-estar. O público da novela se alinha perfeitamente com o perfil de turistas que Santa Catarina busca atrair.
Locais que receberam gravações internacionais para streaming demonstraram um impacto significativo no turismo. Por exemplo, na Tailândia, após a série The White Lotus, o governo observou um aumento de 65% de turistas internacionais em comparação com o ano anterior à produção. Adicionalmente, registou-se um aumento na permanência desses visitantes tanto no país quanto nas áreas que serviram de cenário para a série.
A ascensão dos doramas (dramas coreanos) no catálogo de serviços de streaming em todo o mundo teve um impacto transformador no turismo sul-coreano. À medida que milhões de espectadores se encantavam com as tramas, o desejo de visitar a Coreia do Sul cresceu exponencialmente. Locações de Pousando no Amor, por exemplo, tornaram-se destinos de peregrinação para fãs, impulsionando um aumento no número de turistas internacionais que buscam vivenciar de perto a cultura, a gastronomia e as paisagens do país asiático.
Da mesma emissora que produzirá em Santa Catarina, a TVI, temos o exemplo de seu último projeto no Brasil: a novela Cacau, que foi ambientada na cidade de Itacaré, na Bahia. De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia, houve um crescimento significativo de turistas europeus interessados em conhecer os cenários da novela.