Programa Andando e Matutando na Paisagem leva educação ambiental a mais de 9 mil pessoas em Florianópolis 10

Iniciativa promove conscientização e boas práticas nas Unidades de Conservação da Capital

O programa “Andando e Matutando na Paisagem”, desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação Ambiental (Cemea), tem se consolidado como uma das principais iniciativas de educação ambiental em Florianópolis. Desde sua criação, em 2024, o projeto já alcançou mais de 9 mil pessoas, entre estudantes, professores e membros da comunidade, promovendo ações voltadas à conservação da sociobiodiversidade e ao uso consciente das Unidades de Conservação (UCs) do município.

A proposta pedagógica do programa está alinhada aos Planos de Manejo de dez UCs municipais, atualmente em processo de aprovação, e tem como objetivo principal sensibilizar a população para a preservação dos recursos naturais e adoção de práticas responsáveis de visitação nas áreas protegidas. A iniciativa segue os princípios da educação ambiental crítica e transformadora, engajando desde a educação infantil até o ensino universitário, além de educadores e a comunidade em geral.

Entre as ações realizadas entre 2024 e junho de 2025, estão a implantação de aulas de campo, trilhas guiadas, plantios e doações de mudas nativas, eventos formativos e instalação de placas educativas nas trilhas — ilustradas por estudantes. Ao todo, foram plantadas 485 mudas de árvores da Mata Atlântica, como canela-preta, palmiteiro-jussara, pitangueira, araçá e gabiroba, e distribuídas 554 mudas para a comunidade local.

O programa conta com importantes parcerias institucionais, como o Departamento de Unidades de Conservação (Depuc/Floram), Instituto Fauna Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Secretaria Municipal de Educação.

Um dos destaques da atuação conjunta foi a reintrodução de 17 bugios-ruivos na Unidade de Conservação Monumento Natural da Lagoa do Peri. A espécie, que estava extinta na Ilha de Santa Catarina, passou a integrar ações de sensibilização ambiental com escolas e moradores, demonstrando o papel essencial da fauna na manutenção dos ecossistemas locais.

Além disso, o programa participa ativamente da elaboração dos planos de manejo das UCs, integra conselhos gestores e apoia o projeto Bandeira Azul no MONA Lagoa do Peri, reforçando o compromisso com a gestão ambiental participativa e o engajamento comunitário.

Com uma abordagem integrada e contínua, o “Andando e Matutando na Paisagem” se consolida como uma política pública educativa e ambiental de referência, conectando conhecimento, conservação e cidadania nas paisagens naturais de Florianópolis.

Seja Patrocinador do Sul de Floripa : 48 99201 4146
E-mail: [email protected]

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
GRUPO OAD INCORPORAÇÕES
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Tô na Arara Brechó – Morro das Pedras
Megatech Manutenções – serviço especializado
Rick Massoterapia – massagem a domicilio
Magia Café Cestas e Presentes
Vidraçaria Passos – Todo o Sul da Ilha
Dra Kim Duarte – Médica de Família e Comunidade
Studio Wash – Lavagem completa e personalizada

Share.

Comments are closed.