A madrugada desta quinta-feira, 29, marcou o primeiro registro de neve em Santa Catarina em 2025. O fenômeno, ainda que de forma isolada, foi confirmado nas cidades de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici, na Serra catarinense.

A ocorrência já vinha sendo prevista pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), que ao longo da semana alertou sobre a chegada de uma intensa massa de ar frio ao estado, com possibilidade de precipitação invernal — como neve ou chuva congelada — especialmente nas regiões mais elevadas.

Foto: MFX / Secom GOVSC

Para que a neve se forme, é necessário que haja a combinação simultânea de temperatura próxima ou abaixo de 0°C e umidade disponível na atmosfera. E foi exatamente esse o cenário observado nesta madrugada: durante a madrugada, em Urupema, por exemplo, os termômetros marcaram -1,4°C, com cobertura de nuvens e registro de garoa. No início da manhã as cidades de Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra também registraram o fenômeno em quantidade suficiente para acumular em ruas, gramados, edificações e veículos.

Imagens do satélite GOES-19 também mostraram a formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, favorecendo a instabilidade climática. A frente fria associada a esse sistema contribuiu para a formação das condições ideais para o fenômeno.

Mínimas registradas

Segundo dados da Defesa Civil, diversas cidades catarinenses registraram temperaturas negativas ou próximas de 0°C ao amanhecer. Confira algumas das mínimas:

Urupema: -1,4°C

São Joaquim: -0,1°C

Urubici: -0,1°C

Água Doce: 0,7°C

Tangará: 1,5°C

Bom Jardim da Serra: 2,1°C

Fraiburgo: 2,4°C

Campos Novos: 2,7°C

Lages: 3,4°C

Share.
Leave A Reply