Um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço Social do Comércio (Sesc) destaca a importância da colaboração para a saúde pública na capital. A partir de abril, a sala de vacinação do Sesc Prainha passará a oferecer também as vacinas disponíveis nos centros de saúde de Florianópolis, conforme calendário básico estabelecido pelo SUS. O lançamento será no dia 3 de abril (quinta), às 10h, no próprio local, com a presença de autoridades.
Criada em 2023, essa é a única sala de vacinação do Sesc no estado e até então oferecia somente os imunizantes exclusivos do sistema privado como Meningocócica B, Meningocócica ACWY, HPV nonavalente, Herpes Zoster e Pneumocócica 13 valente – com valores mais acessíveis à comunidade. Por meio da parceria, o local passa a atender em formato híbrido – com a oferta das vacinas gratuitas e pagas – e estará à disposição da população da Grande Florianópolis, que não precisa ser associada da instituição para poder se beneficiar do serviço, a partir do dia 4.
Essa é a primeira vez que fazemos uma parceria como essa e isso reforça o nosso compromisso em facilitar o acesso a vacinação a toda população”, destaca o secretário de Saúde de Florianópolis, Almir Gentil. O Espaço Imunizar – localizado na Policlínica da Mulher e da Criança – e a Van da Vacinação, que alterna os atendimentos entre a Praça XV e o Ticen são outros pontos de referência para quem busca os imunizantes no centro da cidade. As vacinas oferecidas pela Secretaria da Saúde de Florianópolis são: Poliomielite inativada, HPV-4, Dengue, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningocócica C, Hepatite A, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetraviral, DTP, DT, Influenza e Varicela.
Para se vacinar, é necessário realizar um cadastro individual na Central de Relacionamento com o Cliente do Sesc Prainha, que permitirá a coleta de dados pessoais essenciais para o atendimento de saúde. No momento do cadastro, é preciso apresentar um documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento, no caso de menores de idade).
O horário de funcionamento estendido em alguns dias da semana e a possibilidade de abertura da sala aos sábados em ocasiões específicas são um diferencial do local, que também participará das campanhas de vacinação da rede municipal. “Ao trabalharmos junto às autoridades de saúde, conseguimos tornar a vacinação mais acessível, oferecendo um serviço próximo da comunidade. Nosso compromisso é com a sociedade e essas parcerias reafirmam essa missão”, afirma a diretora regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.