Na sexta-feira (27), as Prefeituras de Florianópolis e São José, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, deflagraram a Operação Saturação na região do viaduto que liga os dois municípios, mais especificamente na área conhecida como comunidade Chico Mendes, no bairro Monte Cristo. A ação conjunta teve como foco o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, a limpeza urbana e a repressão à receptação de materiais furtados.
A operação mobilizou equipes das Secretarias do Continente, Assistência Social, Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, além da Polícia Militar de SC, Guarda Municipal e Assistência Social de São José. Também atuaram no local equipes de limpeza urbana, roçagem e pintura, promovendo uma ampla revitalização da área.
Durante a ação, nove pessoas em situação de rua foram cadastradas na plataforma Acolher, ferramenta estadual de mapeamento e acolhimento. Três delas possuem passagens por furto. Um homem foi conduzido à delegacia por descumprimento de ordem judicial de prisão domiciliar expedida no Rio Grande do Sul.
A operação também contou com a participação de reeducandos do sistema prisional, que auxiliaram nos trabalhos de limpeza e manutenção urbana, numa iniciativa que reforça o papel da ressocialização por meio do trabalho.
“Ao analisarmos esse espaço em conjunto com o poder público municipal e estadual, decidimos retomar a área e devolvê-la à sociedade. Nosso objetivo é garantir mais segurança, higiene e dignidade para a população”, destacou a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Maryanne Mattos.
Apesar da oferta de transporte até a Passarela da Cidadania — abrigo municipal para pessoas em situação de rua — não houve adesão por parte dos abordados.
“A realização desta operação é um exemplo claro do nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. Com a ação integrada conseguimos promover a limpeza e revitalização da área, tornando-a mais segura e agradável para todos”, complementou o secretário do Continente, João Paulo Paixão.
Operação Fio Desencapado: combate à receptação e maus-tratos a animais
Durante a mesma ação, foi realizada mais uma etapa da Operação Fio Desencapado, com fiscalização de dois ferros-velhos da região. Em um dos locais, foram apreendidos 20 quilos de cobre sem origem comprovada, configurando possível receptação de material furtado.
Além disso, fiscais identificaram animais em situação de maus-tratos — porcos, galinhas, gansos e um cavalo — mantidos sem condições mínimas de higiene e bem-estar. A Vigilância Sanitária foi acionada e encaminhou o caso para apuração junto às autoridades competentes.
A Operação Saturação reforça a integração entre municípios e o Estado para enfrentar problemas sociais e urbanos complexos, unindo acolhimento, fiscalização e melhorias na infraestrutura urbana.