
A trajetória de Adélia Domingues, prestes a completar 90 anos, vai virar livro. Ex-estudante da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da Prefeitura de Florianópolis, ela concluiu o ensino fundamental recentemente e agora prepara a publicação de “Construída em Retalhos”, obra autobiográfica que pretende lançar ainda em julho, mês do seu aniversário.
O projeto do livro é uma realização pessoal de Adélia, viúva, mãe de onze filhos — nove ainda vivos — e moradora da capital catarinense desde 1996. Natural de Pinheiro Machado, no interior do Rio Grande do Sul, ela interrompeu os estudos aos 14 anos, quando precisou trabalhar em uma fazenda. Com a criação dos filhos e a viuvez precoce, os planos escolares ficaram em segundo plano por décadas. Somente após os 80 anos, com os filhos crescidos e uma nova etapa da vida, decidiu retomar os estudos e registrar sua história.
“Eu queria contar minha infância, minhas lutas e conquistas. Tanta coisa vivi, que achei importante deixar isso registrado”, afirma a autora.
A obra está em fase de pré-venda para viabilizar a impressão dos exemplares. Serão produzidos 150 livros, sendo 80 deles disponíveis em aquisição antecipada. A amiga e professora de teatro Dóris Furini está à frente da organização da campanha. Interessados podem contatá-la pelo número (48) 98415-9607.
Vida ativa e inspiradora
Apesar da idade, Dona Adélia mantém uma rotina intensa e admirável. Frequenta, mesmo após a conclusão dos estudos, as aulas da EJA no polo NETI-UNAPI, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), três vezes por semana. Também ministra oficinas de fuxico — arte manual com retalhos — tanto para estudantes quanto para a comunidade.
Além disso, participa de aulas de teatro em três locais: na Escola Sul (Ponta das Canas), no NETI-UNAPI e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A lista de atividades inclui ainda aulas de ginástica na UFSC e um estande fixo na feira de artesanato da Lagoa da Conceição, aos domingos.
“É difícil alguém me achar em casa. Moro sozinha, mas vivo na rua, aprendendo coisas novas, fazendo amigos, jogando conversa fora. Gosto de estar envolvida em projetos”, conta com entusiasmo.
Filha de Ana Joaquina e Sotero Domingues — este último nascido em uma senzala — Adélia guarda na memória e nas palavras uma vida de superação, trabalho e afeto. Sua irmã gêmea, Zélia, também foi alfabetizada pela EJA, em Porto Alegre.
Com “Construída em Retalhos”, Dona Adélia deseja compartilhar não apenas suas lembranças, mas também incentivar outras pessoas a buscar o conhecimento em qualquer fase da vida. O lançamento do livro está previsto para acontecer próximo ao dia 30 de julho, data em que celebra seus 90 anos.
Seja Patrocinador do Sul de Floripa : 48 99201 4146
E-mail: [email protected]
VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
GRUPO OAD INCORPORAÇÕES
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA – no Carianos.
CICLE CAMPECHE – Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Tô na Arara Brechó – Morro das Pedras
Megatech Manutenções – serviço especializado
Rick Massoterapia – massagem a domicilio
Magia Café Cestas e Presentes
Vidraçaria Passos – Todo o Sul da Ilha
Dra Kim Duarte – Médica de Família e Comunidade
Studio Wash – Lavagem completa e personalizada